Perguntas frequentes

  • Se eu abrir uma conta numa instituição esta é obrigada a conceder-me crédito?

    Não. Todavia, algumas instituições comercializam contas de depósito (por exemplo, certas contas-ordenado e contas-empresa) que possibilitam aos titulares aceder a crédito sob determinadas condições, geralmente de reduzido montante e de curto prazo. Contudo é reservado ao Banco o poder de decisão.

  • O que é o spread?

    O spread equivale, grosso modo, à margem de lucro do banco nos contratos de crédito à habitação. Trata-se de um factor comparativo importante na escolha do banco. Os bancos fazem variar o spread em função do montante do empréstimo, da percentagem de financiamento e, nalguns casos, do prazo. Mas o envolvimento do cliente, como o património financeiro, domiciliação do ordenado e produtos contratados, entre outros, também pode persuadir o banco a baixar a margem de lucro.

  • O que é a TAE?

    A TAE (taxa anual efectiva) reflecte todos os encargos do empréstimo, excepto os prémios dos seguros exigidos pelo banco. É a taxa mais fiável para comparar as várias propostas de crédito: a que apresentar a TAE mais baixa corresponde ao empréstimo mais barato.

  • O que é a taxa de esforço? 

    Este indicador traduz o peso dos empréstimos nos rendimentos do agregado. A maioria dos bancos não concede empréstimos a clientes com uma taxa de esforço superior a 30 ou 40 por cento. Vejamos o exemplo de uma família com o rendimento mensal líquido de 200.000$00 e prestação mensal do carro de 25.000$00. Na simulação do crédito à habitação, uma prestação mensal de 50.000$00 traduz uma taxa de esforço de 37,5% [(25.000$00+ 50.00$00) ÷ 200.000$00].