Os preços dos produtos importados diminuíram 1,0% em Dezembro de 2020, valor inferior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o documento a que a Inforpress teve acesso, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,2% em Dezembro de 2020, valor superior em 1,0 ponto percentual (p.p) face ao registado no mês anterior.

“A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de 0,8%, valor superior em 1,6 p.p. face ao registado no mês anterior”, lê-se no documento, que acrescenta que em Dezembro de 2020, o índice de preços da importação se situou em 90,8 tendo registado um decréscimo de 1,0% relativamente ao mês anterior.

De acordo com o INE, verificou-se um aumento de preços na categoria de grupo “Bens Intermédios” (3,6%) e isto se deve, essencialmente, à subida dos preços de “produtos transformados para a construção (4,9%)”.

Entretanto, no mesmo período ocorreram diminuições dos preços em produtos, como bens de consumo, isto devido à descida de preços de produtos alimentares primários.

No que concerne a bens de capital, houve igualmente baixa de preços justificada pela descida de preços de máquinas e combustíveis.

Ainda segundo o INE, em termos homólogos, o índice de preço da importação diminuiu 12,9%, relativamente ao mês de Dezembro de 2019.

“No mês de Dezembro de 2020, o índice de preço nas exportações situou-se em 99,2 correspondendo a um decréscimo de 0,2%, face ao mês anterior”, indicou o INE, ajuntando que comparativamente ao mesmo período de 2019, “os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 0,3% e 6,2%, respectivamente”.