IPC registou uma taxa de variação mensal de 0,6 por cento

Taxa de Inflação aumentou 6,3 ponto percentuais em relação ao mês homólogo de 2021, registando ainda um crescimento de 0,4 pp em relação a maio de 2022
A taxa de inflação registou um aumento de 0, 4 pontos percentuais no mês de junho em comparação com a do mês de maio, anuncia o Instituto Nacional de Estatística, tendo a inflação sofrida uma variação de 6,3 em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Estes números são retirados através boletim Índice de Preços no Consumidor Nacional do INE, explicando ainda que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 6,3%, valor superior em 0,4 p.p ao registado em maio de 2022.
No mês de junho de 2022, adianta ainda o INE, o Índice de Preços no Consumidor registou uma taxa de variação mensal de 0,6%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior.
A taxa de variação acumulada do IPC foi de 4,2%, taxa superior em 2,7 p.p. à observada no mês homólogo do ano anterior. A taxa de variação homóloga do IPC total, no mês de junho de 2022, foi de 8,2%, valor superior em 0,4 p.p ao registado no mês anterior.
No período em análise, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses de 5,5%, valor superior em 0,6 p.p. ao registado no mês anterior. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 6,3%, valor superior em 0,4 p.p ao registado em maio de 2022.
Refira-se que o índice de Preços no Consumidor é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.
Fonte: O País