Inflação situa-se em 1,8% em junho de 2025

A taxa de variação homóloga do IPC total, no mês de junho de 2025, foi de 1,8%, valor inferior a 0,5 p.p. em relação ao mês anterior.
O Índice de Preços no Consumidor (IPC), no mês de junho de 2025 é de 1,8%. A taxa de variação homóloga do IPC total é inferior a 0,5 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior. A informação é avançada nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em análise, pode-se ver que o valor do IPC de junho registou uma variação média dos últimos doze meses de 1,8%, que é um valor idêntico ao registado no mês de maio.
No que diz respeito ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e bens alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 2,3%, valor inferior em 0,7 p.p. ao registado em maio de 2025.
Na mesma nota pode-se verificar que no mês de junho de 2025, o IPC registrou uma taxa de variação mensal de 0,2%, valor superior em 0,2 p.p. observada no mês de maio.
Ainda a partir destes dados a taxa de variação acumulada do IPC foi de 1,3%, superior a 0,4 p.p. do mês homólogo do ano anterior.
Fonte: Balai