O Governo decretou, sob proposta do Banco de Cabo Verde (BCV), a emissão de uma nova nota de 200 escudos, para melhorar a qualidade da mesma e uniformizar a família de notas de 2014 em circulação.

O Governo decretou, sob proposta do Banco de Cabo Verde (BCV), a emissão de uma nova nota de 200 escudos, para melhorar a qualidade da mesma e uniformizar a família de notas de 2014 em circulação.

De acordo com um decreto publicado hoje, a nota de 200 vai ser alterada por tratar-se de uma nota de troco das denominações maiores e, consequentemente, a mais utilizada nos pagamentos de retalho, e considerando ainda o ciclo de vida curto desta nota, devido ao desgaste natural da tinta face a aderência ao polímero.

“O Banco de Cabo Verde, atendendo à necessidade de reforço da denominação de 200 Escudos, decidiu reformular a nota de 200 Escudos e uniformizar a família de notas de 2014 em circulação”, pode-se ler do Boletim Oficial.

Conforme a publicação, a última família de notas do BCV data de 2014 e é composta por notas de 200, 500, 1000, 2000 e 5000 escudos.

Aquando da produção desta família de notas, o BCV optou por adequar a denominação de 200 escudos, face ao surgimento das inovações tecnológicas na indústria de produção de notas, sobretudo a nível das caraterísticas de segurança introduzidas com os novos substratos, designadamente o polímero.

Desta forma, avançou a mesma fonte, a nota de 200 escudos, diferente das demais denominações da família de notas de 2014, foi alterada do substrato tradicional em fibra de algodão para o polímero.

Essencialmente, a escolha pela substituição do novo substrato teve como base a resistência, a durabilidade e a incorporação de características de segurança inovadoras, quer para o público como para os profissionais que operam com o numerário.