Crédito responsável é aquele contratado com rigor, de forma planeada e de acordo com a nossa capacidade e perfil financeiro.

Nos dias de hoje, o recurso ao crédito é frequente, sendo uma forma de obter financiamento para a realização de diferentes projetos pessoais ou familiares, como a compra de uma casa ou de um carro, para pagar a universidade dos filhos, ou para fazer uma viagem de férias. Recorrer ao crédito de forma responsável significa adquirir, através de financiamento, bens e serviços de que necessitamos ou desejamos, sem comprometer o nosso orçamento (pessoal ou familiar) e o nosso bem-estar.


Agora que já definimos o que é crédito responsável, iremos falar sobre alguns aspectos a ter em conta antes de contratar qualquer crédito:

1. Preparar-se com antecedência | Antes de assumir qualquer compromisso financeiro coloque tudo na ponta do lápis, para poder conhecer todos os seus rendimentos e despesas, e com base nisso estabelecer um plano de acompanhamento mensal de forma a ter uma real noção da sua situação financeira.

2. Questionar se o crédito é mesmo necessário | Questione a si mesmo (ou à sua família) se a compra é planeada ou se ela é por impulso, e se o momento é o mais adequado. Um crédito gera uma obrigação financeira que tem consequências no futuro. Por isso, pense, reflita antes de tomar uma decisão.

3. Avaliar o impacto do crédito no seu orçamento | Antes de contratar um crédito, avalie o impacto das prestações mensais no seu orçamento durante todo o prazo do crédito e verifique se os seus rendimentos são suficientes para assumir todos os seus compromissos financeiros.

4. Escolher o crédito mais adequado às suas necessidades | Existem várias modalidades de crédito, com diferentes finalidades e diferentes taxas e custos associados, tais como: o crédito pessoal, o crédito habitação, o descoberto bancário e o cartão de crédito. Lembre-se de que quanto mais organizada estiver a sua vida financeira, será mais fácil escolher o crédito que melhor se ajusta ao seu perfil e às suas necessidades.

5. Fazer uma pesquisa de mercado | As condições de oferta de crédito não são iguais em todas as instituições de crédito, por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre o crédito a contratar, informe-se junto a essas instituições sobre as condições aplicadas aos diversos tipos de crédito que oferecem.

Compare as diferentes opções de crédito e escolha a mais vantajosa, ou seja, a que tem menos custos e mais se adequa às suas necessidades.

6. Pedir informações e esclarecimentos | Por lei, os consumidores têm direito à informação e à assistência das instituições financeiras, na fase de negociação dos contratos de crédito e durante a sua execução. Peça informações e esclarecimentos à instituição de crédito.

7. Ler com atenção o contrato | Leia com atenção todas as condições do contrato de crédito e peça os esclarecimentos necessários à instituição de crédito. Entender toda informação é a principal forma de evitar constrangimentos com o seu crédito no futuro e saber que tomou a melhor decisão.

8. Prestar informações verdadeiras | Preste à instituição de crédito informações claras e verdadeiras sobre a sua situação financeira, de forma a permitir que a instituição faça uma cuidadosa avaliação da sua capacidade financeira para assumir a responsabilidade de crédito.

9. Cumprir os seus deveres | Cumpra os seus deveres no contrato. Pague sempre as prestações do crédito. Evite atrasos para que não seja sujeito a penalizações como juros de mora e outros custos que podem dificultar a sua situação financeira.


Seja responsável!