No final de 2020, o BAICV anunciou a chegada dos cartões com tecnologia contacless, como forma de oferecer maior segurança e comodidade ao titular do cartão, bem como prolongar a vida útil do cartão. Esta nova tecnologia para pagamentos com cartões, evita que o titular do cartão tenha que introduzir o tradicional código PIN, sendo essa validação/autenticação realizada apenas por aproximação do cartão de débito ao TPA (Terminal de Pagamento Automático) ou POS (Point of Sales).

Neste artigo, iremos responder a algumas questões relacionadas com a tecnologia contacless.

O que são cartões contactless?
São cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação. Estes cartões permitem fazer pagamentos sem ter de introduzir o PIN; para o efeito, basta aproximar o cartão (normalmente, a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA), ou POS (Point of Sales), preparado para receber pagamentos contactless.

Como é feito o pagamento via cartões contactless?
Para fazer um pagamento com tecnologia contactless, é sempre necessário que o comerciante introduza primeiro o valor da transação no POS. Depois, o cliente terá sempre de confirmar o valor da transação. Confirmado o valor, o cliente terá de aproximar o cartão ao POS com tecnologia contactless, tipicamente a uma distância inferior a 4 centímetros, para que a transação seja efetuada. O terminal não efectua novas transações até que a transação em curso esteja concluída.

É seguro fazer pagamentos contactless?
Sim. A tecnologia contactless oferece maior segurança ao titular do cartão e maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que lhe permite fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público.

Quais os limites existentes nos pagamentos contactless?
Numa 1ª fase, os pagamentos contactless não podem exceder o valor máximo permitido (3.000 ECV), ou 3 transações consecutivas de 1.000 ECV. Sempre que atingir o limite de pagamentos consecutivos sem inserir o PIN, terá de fazer uma transação com PIN antes de poder voltar a fazer operações sem ter de introduzir o código secreto.


Nota Importante
Por questões de segurança, a 1ª utilização do cartão tem de ser realizada com introdução do código pessoal secreto (PIN), através de uma compra em POS ou de um acesso ao Caixa Automático (ATM).
Nas operações efetuadas nos Caixas Automáticos (ATM), não há qualquer alteração, sendo necessário introduzir o cartão e digitar o PIN.