Boas bases de literacia financeira ajudam na definição dos objetivos de vida relacionados com a poupança e investimento. A aposta no desenvolvimento da literacia financeira contribui para que a relação com o dinheiro seja mais saudável, equilibrada e rentável.

Neste artigo, vamos explicar em cinco (5) atos como pode reorganizar a sua vida financeira, sem que para isso tenha de se privar de grande coisa.

1. Não gastar mais do que ganha

Esta é a lição número um de qualquer manual de finanças pessoais. E está diretamente relacionada com o padrão de vida que se quer levar.
Com uma melhor otimização dos recurso disponíveis, pode manter um padrão de vida médio, sem se privar das melhores coisas da vida.
Por exemplo: se ganha dez, guarde uma percentagem destes dez e viva como se ganhasse apenas oito. Ou seja, reserve uma pequena parte do que ganha à poupança e investimento.


2. Definir metas

Com certeza, tem sonhos e objetivos. Mas será que estão definidos por metas e prazos?
Poupar e investir sem planeamento ou metas bem definidas, dificilmente traz resultados.
Defina tudo muito bem, de forma mensurável e realista, para que a poupança e o investimento façam sentido.


3. Dar o exemplo

Consuma de uma forma responsável e consciente, dando um bom exemplo para quem está ao seu redor, principalmente se entre essas pessoas estiverem os seus descendentes.
Não entre em euforias consumistas e comerciais que apenas lhe vão trazer dissabores.

4. Investir e diversificar

Invista com frequência e destine uma parte do dinheiro para um fundo de reserva.
Na prática, este ato está ligado com os conceitos da poupança e investimento: faça por manter sempre, lado a lado, estes mecanismos pois, ao poupar de um lado está a rentabilizar do outro.

5. Doar e Agradecer

Sim, pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que ao doarmos coisas que não precisamos e agradecer pelo que temos, estamos a gerar uma onda de prosperidade. Mais do que isso: estamos a ganhar consciência daquilo que realmente precisamos.
Desde doar alimentos até roupa, o importante é estar sempre disponível para ajudar quem mais precisa e incutir esses bons exemplos.
Pode não acreditar mas, de cada vez que doa algo e agradece está a aprimorar as suas capacidades de conseguir atingir os objetivos propostos.

Comece hoje mesmo a educar-se para que, em breve, possa desfrutar de todos os ensinamentos e assim ter uma vida financeira mais tranquila.