Estimado(a) cliente,

Votos de um 2021 de muitas realizações.

O ano 2020 ficará na memória de todos, como sendo um ano atípico com diversas restrições a nível social/económico, com repercussões a nível nacional e internacional.

No entanto, o BAICV sendo uma instituição consciente das suas responsabilidades sociais, continuou firmemente empenhado em apoiar/patrocinar actividades, projectos e instituições, ajudando quem mais necessita.

Assim sendo, conforme os pilares de responsabilidade social do BAICV, apresentamos abaixo os projectos/instituições em que o Banco BAI Cabo Verde apoiou/patrocinou:

  • Parcerias Institucionais

Face à situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional relacionada ao COVID-19, o Governo de Cabo Verde teve que implementar um plano de contingência nacional, e o BAICV imbuída do espírito e dever de responsabilidade social e solidariedade, tomou a iniciativa de doar ao Governo de Cabo Verde o montante de 5.000.000 ECV (cinco milhões de escudos), destinados à aquisição de pequenos equipamentos, materiais consumíveis e auxiliares, necessários para o reforço da capacidade de diagnóstico, prevenção e tratamento das unidades pertencentes ao Sistema Nacional de Saúde de Cabo Verde.

  • Educação

Em 2020 o Banco apoiou a Fundação Amílcar na realização do evento alusivo às comemorações do dia 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais e data consagrada à memória histórica e espiritual de Amílcar Cabral.

O BAICV associou-se à Womenise.it fazendo uma doação que serviu para a produção de kits de pensos higiénicos descartáveis a meninas e mulheres com carências acrescidas.

No passado dia 23 de Dezembro, o BAICV esteve presente na actividade da Womenise.it, no âmbito da Campanha #NhaMenstruação, em que o Banco foi parceiro. O BAICV associou-se à Campanha fazendo uma doação no valor de 100 mil escudos, que serviram para a produção dos kits que foram entregues na ocasião.

A Campanha visa fazer chegar pensos higiénicos reutilizáveis, para que tenham uma menstruação digna e livre de tabus.
Durante o evento, foram entregues 50 kits da Campanha #NhaMenstruação, totalizando 350 pensos reutilizáveis.
A actividade contou com a presença da Directora do Gabinete de Marketing e Comunicação, Deina Barros, das embaixadoras da Womenise.it, Ekvity Santos e Sandra Lima, da responsável da marca Shanna (marca que produz os pensos higiénicos reutilizáveis), Jael Alves Monteiro, e da Delegação do Ministério de Educação da Praia.

  • Saúde

No que toca à saúde, o BAICV juntou-se com a Associação Colmeia para as comemorações das efemérides do dia 21 de Março, Dia Internacional da Síndrome de Down e, dia 02 de Abril, Dia Internacional de Conscientização de Autismo.
Internamente, no dia 21 de Março, os colaboradores do Banco vestiram-se a rigor, trajando t-shirts azuis e amarelas, com o lema “Posso ter uma deficiência, mas sou um ser humano. Não me rotule”, com o intuito de mostrar a importância da causa.

O Banco apoiou também a Universidade Jean Piaget, no projecto “Atenção à Saúde na Comunidade”, que tem como objectivo levar melhores condições de saúde a jovens, idosos e gestantes em situações de vulnerabilidade, e que não conseguem deslocar-se aos centros de saúde.

Foi doado o valor de 200.000 ECV, que irá ser utilizado no transporte dos alunos para essas localidades, onde irão avaliar as condições de saúde das comunidades através de aplicação de questionários, levantamento de dados sobre a saúde da população das zonas mais carenciadas nos arredores da Cidade da Praia, bem como orientar os cuidados para a prevenção de doenças e prestar assistência fisioterapêutica, enfermagem, psicológica, nutricional aos grupos sociais mais vulneráveis como mulheres grávidas, crianças e jovens com deficiências adquiridas no nascimento, acidentes de trabalho, de viação, violência e idosos.

  • Desporto

Com o objectivo de reforçar a parceria entre o BAICV e o Grupo Mon na Roda, o Banco apoiou o grupo, na realização da VI Gala Internacional de Dança em Cadeira de rodas, que estava previsto para o dia 20 de Junho, no entanto, devido à situação da pandemia do COVID-19, o evento não realizou-se.

A parceria com a Casa do Benfica da Cidade da Praia (CBCP), única casa do Club Sport Lisboa e Benfica no continente africano, manteve-se durante o ano.